top of page

Um novo conceito de gestão para resíduos da construção cívil (RCC)

DESTINE SEU RCC DE ACORDO COM A POLÍTICA NACIONAL  DE RESÍDUOS SÓLIDOS  

 

Muito tem se falado sobre a reciclagem de resíduos no Brasil, mas há um tipo de resíduo reciclável que, apesar de seu imenso volume e impacto ao ambiente, não tem sido tratado com a devida importância: são os Resíduos provenientes da construção civil chamados de RCC.    

 

Da totalidade dos resíduos sólidos gerados no Brasil, algo em torno de 60% são Resíduos da Construção Civil, porém, além de não serem reciclados, ainda são dispostos em locais ilegais e impróprios, como aterros clandestinos, rios, lagos, terrenos baldios, beiras de estradas e de rios etc.    

 

Na busca de soluções para estes problemas a Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei nº 12.305/2010 e as Resoluções Conama 307/02, 448/12, 431/11 e 348/04 vieram revolucionar o sistema de gestão dos RCC estabelecendo uma gestão sustentável, que considera as variáveis ambiental, social e econômica.   

 

Destas leis surgiu o conceito das ATT’s, que são áreas responsáveis pela minimização dos impactos gerados pelos resíduos da construção civil e pela volta dos mesmos à cadeia produtiva, tendo importante atuação nos fluxos de logística reversa.    

 

Mas apesar destes instrumentos, é possível observar que na prática pouca coisa avançou objetivando a gestão sustentável dos resíduos da construção civil.    

 

Dentre as poucas iniciativas que materializam e executam o que estabelece a PNRS está a ATT De Gramacho. 

 

Curta nosa página no Facebook

O QUE É UMA ATT?

É uma Área de Transbordo e Triagem de Resíduos da Construção Civil e resíduos volumosos (ATT): área destinada ao recebimento de resíduos da construção civil e resíduos volumosos, para triagem, armazenamento temporário dos materiais segregados, eventual transformação e posterior remoção para destinação adequada, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos a saúde pública e a segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos. 

 

 

O QUE SÃO OS RCC?

São resíduos provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos, tais como: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica etc., comumente chamados de entulhos de obras, caliça ou metralha.  

bottom of page